domingo, 15 de novembro de 2015

Vencendo a tempestade



Mateus 8: 23 - 27

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Vamos analisar os versículos 23 e 24. Jesus entra no barco, vai para o mar com os discípulos e o que você imagina de um ambiente cujo ambiente a presença de Deus está?

Talvez você já tenha ouvido de um vizinho, um colega, um conhecido: Deus está na sua vida, então por que esses problemas? Por que acontece isso na sua casa, na sua família? Por que você está doente?

Jesus, o Divino, o Santo, o Filho de Deus, entra num barco e sai com seus discípulos e vem uma tempestade contra o barco e começa a varrer onde o próprio Jesus estava. Você não imaginava isso, não é verdade?

Cobram que você é cristão por enfrentar uma situação difícil. Se o próprio Jesus, que detém o poder, estava sendo varrido, passava pela tormenta. E quem estava com Jesus, estavam sendo varridos também. Porém, sem correr riscos.

Isso é um paradoxo. 

Quem estava no barco achava que estava em risco, mas não estava. Porque quando Jesus está no ambiente, ainda que as adversidades venham, que as dificuldades venham a surgir, tudo está no controle de Deus. Isso que temos de aprender.

Eu e você vamos enfrentar turbulências, dificuldades na vida, tempestades. Vamos olhar nosso barco, falando de forma figurada, porque quando se refere a barco, se refere à vida. A expressão "estamos todos no mesmo barco, depois virá a bonança" vem da bíblia. O barco estava sendo varrido pelas ondas, pela tempestade. Estava sendo jogado fora, como quando você varre o quintal e joga o lixo fora, quem estava naquele barco estava também.

E quem de nós nunca viveu uma tempestade, uma turbulência? Quem de nós nunca se deparou numa situação adversa, sem saída, crônica. Talvez você esteja vivendo isso, Deus esteja falando conosco porque neste momento, precisamos acordar a Jesus, clamar, despertá-lo de alguma maneira, porque a bonança, a calmaria, virá se conseguirmos tocar a Jesus, convencer a Jesus, porque Ele tem o controle.

Enquanto os discípulos estavam apavorados, no meio da tempestade, Jesus dormia. A palavra de Deus é profunda. As pessoas dizem ser de difícil entendimento, mas não é não. Eu já fiquei noites sem dormir no meio da tempestade, mas Jesus, não. Isso não mexia com a qualidade de sono ou pensamento de Jesus. Dormir numa tempestade não é comum!

Me lembro que, em Minas, aconteciam tempestades terríveis, que dávamos as mãos e começávamos a rezar em desespero. Mas Jesus conseguia dormir no meio dessas tempestades. 

Ele dormia de propósito para dar a chance, a oportunidade, aos discípulos repreenderem a tempestade, que eles receberam autoridade. Mas nos momentos difíceis esquecemos do poder de Deus, dos recursos que Ele nos dá.

Essa palavra dormir tem alguns significados. É comum as pessoas dizerem que, após o trabalho, vão descansar. Elas estão indo dormir ou sossegar, se tranquilizar, esperar. Jesus descansava. Para nós, descansar em meio à notícia ruim é muito difícil.

Imagine-se receber um diagnóstico médico grave sobre você ou um familiar querido. De uma doença letal. Quantas pessoas ficam preocupadas com isso. Deus quer que eu e você aprendamos isso: descansar nos momentos mais difíceis. 

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. (Salmos 91: 1).

Por isso que Jesus estava descansando. Ele fazia uso da sombra do Onipotente. Ele sempre falava do Pai e sabia que aquela tempestade poderia ser controlada por Ele a qualquer momento. Você que passa um problema na vida financeira, familiar ou física, às vezes uma dívida que você não consegue pagar, alguma coisa que tira seu sossego, seu descanso, costuma nos acontecer o contrário. Ao invés de descansar, perdemos o sono. Jesus não perdeu o sono nem em meio à tempestade. Ele queria que os discípulos tomassem uma atitude.

Os discípulos o acordarem clamando é positivo. Deus pode parecer estar dormindo na sua vida. De repente, Ele parece desperto na vida do seu vizinho, do seu amigo. Você vê coisas extraordinárias na vida deles, mas nada na sua. Você talvez precise fazer alguma coisa para atrair a atenção de Deus, despertá-lo na sua vida.

Quando tudo é tranquilo, soprando a favor, temos a bonança. A sensação de bem-estar. Quando a economia está boa, portas de emprego se abrindo, saúde. Bons ventos é uma expressão dos empreendedores no Brasil. No momento, o vento é contrário. Nessas horas, eu e você nos valemos de descansar na sombra do Onipotente, mesmo na turbulência, na tempestade. A parte que a bíblia se referia era como essas.

Vento, tempestade, não tem ouvidos. Ou tem? 

O vento escutou a Jesus, pois Ele falou com o vento e o acalmou. Isso significa dizer que tudo foi feito de forma a estar sob o controle de Deus. Qualquer coisa que eu e você possamos imaginar, enfrentar, ou enfrentamos, está no controle de Deus. Quem controla é a palavra de Deus. Jesus deu a palavra para nós. Com a palavra Dele, o vento acalmou.

Os discípulos se abismaram ao invés de assumir o poder que Deus os deu. A timidez vem pelo medo. A pessoa que é tímida se retrai e deixa acontecer, fica com falta de atitude e deixa acontecer. Jesus queria que os próprios discípulos repreendessem a tempestade, porque ensinava a eles direto. Dormiu porque queria ver os discípulos usarem sua própria fé.

Jesus era chamado de mestre porque a convivência com Ele era ensinar constantemente. E um mestre espera resultados. Espera que seus discípulos aprendam a conquistar e vencer com ele, a trilhar caminhos com ele e, naquele exato momento, Jesus esperava que os discípulos usassem a fé e demonstrassem algum conhecimento.

Em João 14: 9 ele expressa tristeza quando fala com os discípulos.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

É hora de agir a fé e colocar em prática o que o Senhor nos ensinou. Jesus controlou a tempestade com as palavras. As palavras do Senhor é que podem controlar as tempestades na nossa vida. As palavras de Deus podem mudar a história da vida das pessoas, da sua vida. Por isso, se apegue a elas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!