sexta-feira, 16 de março de 2012

A BÍBLIA

Notas Arqueológicas: O Rolo de Isaías.



ate onde sabemos, todo os exemplares originais dos livros da Bíblia foram perdidos.
A Bíblia que hoje temos foi feita de copias.
Ate a invenção da imprensa, em 1454 d.C., essas copias eram feitas à mão.
Os livros do AT foram escritos em hebraico (uns pequenos trechos em aramaico).
Os livros do NT foram escritos em grego.
Os manuscritos mais antigos que temos da Bíblia inteira datam dos seculos IV e V d.C.
São escritos em grego, quanto ao AT, a Septuaginta - uma tradução grega do AT hebraico feita no seculo III a.C.
Os manuscritos hebraicos mais antigos que conhecemos dos livros do AT foram feitos por volta de 900 d.C.
Baseia-se neles o que chamamos texto massorético, e a parti deste foram feitas as traduções em português dos livros do AT.
O texto massorético proveio de uma comparação de todos os manuscritos, transcritos de copias anteriores por muitas linhagens diferentes de escribas. Entre esses manuscritos, existem variações tão pequenas que os hebraistas concordam geralmente entre si no sentido de que o texto bíblico, conforme atualmente o temos, é essencialmente idênticos ao dos próprios livros originais.


       Posteriormente, em 1947, em Air Fashkha, quase 12 Km de jericó e 1,6 km a oeste do mar Morto, alguns beduínos, enquanto levavam mercadorias do vale do Jordão até Belém, tiveram que procurar uma cabra perdida num uádi (leito de riacho ou rio) que deságua no mar Morto.
Ao fazê-lo, eles depararam com uma caverna parcialmente desmoronada, na qual descobriram vários jarros danificados, de dentro dos quais projetavam-se extremidades de rolos.
Os beduínos arrancaram os rolos e os passaram a diante no Mosteiro Siro-Ortodoxo de São Marcos, em Jerusalém, que os entregou às Escolas Americanas de Pesquisas Orientais.
Esses rolos, e outros tantos que posteriormente foram descobertos na mesma vizinhança de Qumran, são conhecidos por rolos do mar Morto.
Um desses rolos foi identificado como o livro de Isaías, um exemplar escrito há 2 mil anos - mil anos mais antigos que qualquer manuscrito conhecido de qualquer livro do A.T hebraico.
Trata-se de um rolo escrito em hebraico, usando letras antigas, com quase oite metros de comprimento, composto de folhas de 25 por 38 cm costurados umas às outras.
Foi feito no século II a.C.

esse rolo e outros tantos tinham originalmente sido lacrados em jarros de barro. Segundo parece, faziam parte de uma biblioteca judaica que alguém escondera nessa caverna isolada em tempos de perigo, talvez durante a conquista da Judéia pelos romanos.
Os estudos bíblicos concluíram que as cópias de as cópias do livro de Isaias nos rolos do mar Morto são essencialmente idênticas ao livro de Isaías nas nossas Bíblias - trata-se de uma voz proveniente de 2 mil anos atrás que vem confirmar a integridade da nossa Bíblia.
Ao todo, 22 cópias manuscritas do livro de Isaías foram achadas em Qumran, embora nem todas estejam em perfeito estado de conservação.


"Tenha certeza que esta Bíblia que vc tem, Ela é a genuína palavra do nosso Deus.
Não duvide, pois o nosso Deus é Poderoso e preservou a sua vontade escrita.
quando vc duvida da autenticidade da Bíblia vc esta duvidando do poder sobrenatural e do amor do nosso Senhor."
pence nisso!
seu amigo Tonny Souza

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. (Lc 21,33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!