segunda-feira, 19 de março de 2012

Igreja católica lança campanha contra casamento gay no Reino Unido



A igreja católica do Reino Unido lançou uma campanha contra a legalização do casamento gay com um abaixo assinado, e com a leitura de uma carta, lida em todas as missas realizadas no país no ínico de março. Segundo o site da igreja, ela já conseguiu através de seu website, quase 166 mil assinaturas de pessoas contra o casamento de homossexuais.
A carta foi escrita por Vincent Nichols, arcebispo de Westminster. Ela alertou aos congregantes sobre os perigos da mudança da definição legal do casamento. “Mudar a definição do casamento seria um passo radical. Leis ajudam a moldar os valores sociais e culturais. Mudando ela, mudará também o propósito do casamento”, começa a nota. “Nem a igreja nem o estado podem mudar o valor fundamental do casamento”, termina a carta publicada no website da igreja católica.
A briga entre a igreja e o governo do Reino Unido começou com os planos do governo de lançar no mês de marco, um documento que permite o casamento entre homossexuais. Essa iniciativa partiu da ministra de Igualdade, Lynne Featherstone, do partido Liberal Democrata e recebeu aprovação do Primeiro Ministro David Cameron.
O maior líder da igreja da Inglaterra, arcebispo de Canterbury, Rowan William disse à Reuters, que uma nova lei para casais gays significa que a nação será forçada a adotar mudanças que não querem.
De acordo com uma pesquisa feita pela Voz dos Católicos, na internet, cerca de sete britânicos entre 10, acreditam que o casamento deveria continuar como está, ou seja, a união entre um homem e uma mulher e que deve durar para o resto da vida.
Com o aumento do secularismo na Inglaterra, a igreja tem um desafio a encarar.
A Sociedade Secular Nacional argumenta que o assunto é mais profundo do que o casamento gay. “Se a igreja católica vencer essa guerra, ela vai querer mudar a lei do aborto também. A igreja católica está tentando intimidar o sistema político com intimidação e chantagem emocional”, diz a organização em seu site.
O casamento gay já liberado em vários países da Europa, incluindo a Espanha e a Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!