domingo, 15 de novembro de 2015

O mundo não nos aceita

O mundo não nos aceita


1 Coríntios2: 6 - 16

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Deus desde o início dos tempos pensa em nós e já nos amava. Essa sabedoria não tem a ver com este século nem com a sabedoria desta época. A sabedoria que você recebe, os intelectuais não sabem entender. 

Estive diante do supremo tribunal federal, homens intelectuais que decidem causas grandes. Um deles soube que eu era pastor e disse “também conheço a bíblia, há uma passagem que gosto muito” e ele começou a falar e a explicar. Um ministro, homem preparado. Mas ele explicou tudo errado. Disse “ministro, o senhor me perdoa, posso dar um comentário? Está errado, é assim” e o expliquei. Era uma passagem simples, mas ele não entendia porque tentava ler como se interpretam as leis dos homens, com a sabedoria deste século. Ele interpretava errado. A sabedoria deste século é limitada e bate no teto, a de Deus chega aos céus. A riqueza e a sabedoria de Deus são maiores que a deste mundo.

Essa sabedoria, eles não conhecem. Se Jesus viesse nos dias de hoje, seria morto do mesmo jeito. O povo era e continua ignorante até hoje, não no sentido de educação e de trato, mas no de ignorar, de desconhecer. O ignorante é aquele que desconhece a verdade. O mundo não iria aceitar, até hoje ele não aceita a verdade. A maioria das pessoas desse mundo não é cristão. O mundo vive de fazer guerras, na sujeira. Poucos serão salvos. As pessoas não querem. Mas todos ouvem a palavra.

E que palavra gloriosa. O que Deus tem preparado para o ser humano, ninguém consegue imaginar. Quando leio esta mensagem, penso em coisas muito boas e sei que é muito mais do que isso. Nosso coração humano não consegue compreender algo tão grande, acima de nós. Iremos explodir, de não conter tanta vitória. Deus nem pode revelar o que preparou para nós de tão bom, que não podemos ser capazes de conter nossa alegria.

Isso faz valer a pena todo sacrifício, esforço, perseguição e o que mais você passar por Jesus Cristo, porque o que vem depois é extraordinário. Aguenta firme que o que vem depois é pra lá de bom. Segura as pontas. Os prazeres do mundo parecem bons, mas abre mãos deles porque o que vem de Deus é tão bom que eles vão parecer nada.

Esse Espírito de Deus é o Espírito Santo. Quando você o recebe na sua vida, você tem uma idéia do que Deus tem preparado para sua vida. O Espirito Santo nos revela o que Deus tem para nós, mostra que Deus te ama e não vai deixar você cair e ser envergonhado. Você pode passar o que for, como José, que Deus vai te abençoar.

José foi vendido como escravo, foi preso, agarrado, caluniado, acusado inocentemente. E mesmo assim José foi cuidado por Deus e cuidava de tudo. Deus do lado dele, que foi até ser governador do Egito. Deus nunca abandonou José. Uma leve e passageira tribulação que eu e você passamos são para nos preparar para coisas grandes que estão vindo.

Receber o Espírito Santo nos da paz, nos revela o quanto Deus nos ama e está conosco.

Você recebe o Espírito Santo, depois ouve a palavra e a reconhece porque coisas espirituais compreendem coisas espirituais, tudo se encaixa e você entende perfeitamente toda a linguagem, penetra ao seu coração. Isso não tem a ver com seu grau de instrução. Pode talvez não saber ler nem escrever e, ao ouvir, se converte. Você pode não ter acesso à instrução, mas o que você recebe aqui é superior a qualquer curso, diploma e ensinamento deste século. Tem gente com erudição na miséria, tem gente "chucro" prosperando, porque a prosperidade vem de Deus. É lógico que, se você puder estudar, estude. Conhecimento é bem vindo. Mas ele não é pré-requisito para você ser abençoado. O pré-requisito é ter o Espírito de Deus.

Você que é espiritual, entende os milagres desta obra. Talvez o doutor lá fora não consiga entender, peça exames repetidos, para confirmação. Essas coisas se entendem com discernimento espiritual e o mundo acha que isso é loucura. Acima do homem está Deus. O homem pode não aceitar, mas assim é. 

Você acredita no poder de Deus? Eu também acredito.

Pastor, a bíblia diz que não devemos julgar para não sermos julgados. A palavra julgar também tem o sentido avaliar. O homem de Deus avalia todas as coisas. Vê tudo acontecendo e escolhe o que está certo e o que está errado para tomar atitudes. O homem de Deus lê a palavra e avalia o que ele entende dela. Você sabia que aqueles que aceitarem a Jesus não serão julgados, pois tem um advogado que é Cristo. Quem não o aceita será julgado, mas nós somos liberados pelo habeas-corpus de Cristo e não seremos julgados, desde que nos mantenhamos no caminho da verdade. Os santos não passarão pelo julgamento, pois todos somos pecadores. Nossa diferença é que o sangue de Cristo cobre nossos pecados. Sem pecado, não há motivo para ser julgado. Se passássemos, estaríamos condenados. Aquele que crer e for batizado, será salvo. Quem não crer será condenado. Seremos salvos.

Pensamos como Cristo, por isso o mundo nos rejeita. Como O rejeitaram. Por mais que você trate bem as pessoas, nossa obrigação, e der bom testemunho, o mundo não gostara de nós. Seja educado, trate bem a todos, seja manso, humilde de coração, como Jesus manda, mas não se engane, o mundo não gosta de nós. O mundo gosta dos dele. Nossa maneira de ser, nosso jeito de falar, nossas reações diante das circunstancias, tudo isso desagrada o mundo.

A filha de Jairo havia morrido e Jesus disse que iria lá. Chegou, viu o povo chorando em alvoroço e disse que a menina não estava morta, mas dormia. O povo riu de Jesus. Assim o mundo é, não aceita, não concorda e ri. Eles não nos aceitam. Não aceitam o que nossa fé nos faz ver de outra maneira. Pela fé, Jesus viu a menina pronta para ser despertada. E depois que ela levantou, não riram mais, ficaram admirados. Tivesse entre eles alguém de coração fraco, morreria. Tiveram de concordar que ela dormia.

O mundo não aceita isso, entenda, ele será sempre contra nós. Não espere aplausos do mundo, que as pessoas lá fora te aceitem. Temos de dar nosso testemunho e tentar, de toda as maneiras, convertê-las, fazer como Paulo, de tudo, para tentar levar a todos salvação. Mas poucos aceitam. Claro, éramos do mundo e tentaremos. Muitos mais virão. Mas poucos nos ouvem. Aprenda isso de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!